Golden Temple, Amritsar, Índia
Em meu caminho para Dharamsala, decidi visitar Varanasi e Golden Temple em Amritsar, highlights da Índia.
Singular experiência passar um dia inteiro no Golden Temple e presenciar um pouco da fé dos Sikhis, religião fundada pelo Guru, como chamam seu líder espiritual. A religião Sikhi não é braço do islamismo, nem do hinduísmo. Seguem o livro sagrado Guru Granth Sahib, o qual é mantido no Golden Temple.
Os Sikhis não cortam o cabelo, porque o consideram um meio de comunicação com o divino. Cortar o cabelo seria perder a comunicação com Deus e, consequentemente, a força. Por tal razão, usam o turbante na cabeça.
“Se Deus me deu, não posso cortar o meu cabelo“, comentou um jovem Sikhi.
Também não ingerem bebidas alcóolicas. “Você bebe?“, me perguntou o jovem. “Eventualmente, socialmente“, respondi. “O que você ganha com isto? Me diz. Você bebe para ficar feliz? Pessoas fazem coisas terríveis quando bebem…“, comentou o jovem. Fiquei sem palavras.
Para entrar no Golden Temple, é preciso tirar os sapatos e cobrir a cabeça em sinal de respeito.
As águas ao redor do Golden Temple são consideradas sagradas e os Sikhis nelas se banham para se purificarem, curar enfermidades.
Ao cair da noite, todos se levantam e rezam entoando cânticos em direção ao Golden Temple. As preces e a iluminação dourada do Golden Temple na noite escura formam um bonito espetáculo.
Os Sikhis também foram super gentis e atenciosos comigo.
Valeu mais esta experiência antropológica-religiosa.
Onde ficar: www.gurjeetguesthouse (25 dólares quarto com ar condicionado). É possível também se hospedar no quarto coletivo destinado para turistas no Golden Temple. Apenas lhe pedem uma doação. Tentei ficar lá, mas o calor estava insuportável. Não dava para relaxar e dormir. Fui para o hotel no meio da noite…